quarta-feira, 7 de abril de 2010

O novo acordo ortografico da lingua portuguesa

Os falantes da língua portuguesa têm atualmente a responsabilidade de se atualizarem sobre a nova ortografia do idioma estabelecida pelo Acordo ortográfico de 1990, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. O prazo para que todos utilizem as novas regras ortográficas é o ano de 2012, mas, pelo menos no Brasil, as instituições educacionais e editorias se adiantaram nesse sentido e já estão utilizando a ortografia estabelecida pela lei do Acordo. Digo que pelo menos o Brasil está engajado nessa mudança porque os portugueses, apesar de seu governo ter assinado o acordo, demonstram resistência em adotá-lo em sua prática ― várias reportagens em periódicos alertam para essa situação, como a publicada na revista Ensino Superior de janeiro de 2010 intitulada “Sem acordo para a reforma”.
Mas enquanto Portugal resiste no Brasil a Academia Brasileira de Letras já fez inclusive o lançamento da 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa que apresenta os verbetes já atualizados. Esse lançamento ajuda a esclarecer dúvidas sobre a grafia das palavras, entretanto, não foi definitivo e a página da ABL já apresenta um encarte com “correções e aditamentos” dessa edição do VOLP. Essas correções foram causadas por erros de revisão e também pela necessidade de “complemento de informações” necessárias para o entendimento de alguns pontos do Acordo.
Mas o que propõe a reforma? Bem, as principais mudanças ocorrem:
• no alfabeto, que agora conta com as letras kw e y;
• na acentuação, em que foram extintos o trema, o acento diferencial de pares homófonos, o acento dos ditongos ei oi das palavras paroxítonas e o acento circunflexo do hiato oo/ee, também nas paroxítonas;

• e na utilização do hífen que foi, de certo modo, simplificada.
Se você quiser conhecer com mais detalhes as mudanças, já estão disponíveis no mercado editorial e na internet vários manuais explicativos. Aqui deixo o endereço do Diário Nacional da União de 30 de setembro de 2008, no qual consta o texto completo da lei do acordo; e da página da Editora Abril sobre o Novo Acordo Ortográfico, na qual podem ser encontrados o Manual da revista Nova Escola e testes de conhecimento (ver lista de sites interessantes neste blog).


Observação: Texto originalmente publicado em meu blog "Em língua portuguesa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário